lunes, 25 de mayo de 2009

MENTIRA PARA ESCONDER ERRO


MUITAS PESSOAS PARECEM O PERSONAGEM PINÓQUIO - MENTIROSO



NENHUM SINAL INVALIDA UMA MENTIRA DIANTE DE DEUS


MENTIRA PARA ESCONDER UM ERRO


No local de trabalho, na família, na Igreja e em outros grupos sociais os seres humanos mentem, mentem porque a mentira faz parte da natureza humana, mente por uma serie de razões, mas uma razão muito comum que faz apelo a nossa mente para mentir é ESCONDER O ERRO.

A primeira coisa que o ser humano pensa quando é questionado sobre um mal feito é em mentir para o seu questionador, seja pai, patrão, conjugue, policial, juiz. Até para Deus o homem pensa em mentir quando tenta esconder um erro, um pecado, uma falta ou mesmo um crime.

Quando Adão e Eva pecaram comendo do fruto da árvore que Deus disse: “dela não comerás, porque se comeres, certamente morrerás.” A primeira coisa que eles pensaram foi esconder o seu pecado, primeiro, ao verem que estavam nus, fizeram uma avental com folha de figueira, é a mentira por ato, tentando esconder o erro, não com a confissão e o arrependimento, mas com reparos mal arranjados.

Como o reparo não ficou bem feito, eles tiveram que enfrentar Deus cara-a-cara e então a mentir através de “explicações esfarrapadas”que não condiziam com a verdade. Quando Deus perguntou para Adão se ele havia comido ele respondeu que a mulher que Deus havia dado para ele é que havia dado o fruto para ele e por isso ele comeu.

Nesta resposta Adão tentou justificar seu erro, responsabilizando Deus por ter criado a mulher e por ela ter sido a pessoa que o induziu ao erro, ainda que realmente foi a mulher que o induziu ao erro, ele deveria ter rejeitado o fruto proibido. A mulher por sua vez ao ser questionada por Deus culpou a serpente por tê-la seduzido.

Veja que ambos os humanos mentiram por falar meias-verdades. Muitas vezes a falta de franqueza cai pior do que uma confissão. Em vez de justificar o erro é melhor admiti-lo.

O ser humano tem uma natureza mentirosa, veja que desde a tenra idade ele é tentado a por a culpa “no gato”da casa que derrubou o vaso de flores da mesa. Tentando assim não ser punido ou repreendido pelo mal feito.

Algumas crianças com medo do castigo e da repreensão demonstra todo o potencial da sua natureza humana, tendo a capacidade de acusar indevidamente um coleguinha de uma mal feito que ele mesmo praticou. Muitas vezes em um grupo de crianças um risca a parede com giz e quando a professora pergunta quem foi o mal feito alem de negar acusa outro amiguinho.

É até engraçado ouvir algumas pessoas sem conhecimento de causa dizer que crianças não mentem...

Mentir para a justiça é o mais comum, com medo da repreensão judicial que poderá o acusado a cumprir pena de reclusão

No hay comentarios:

Publicar un comentario