miércoles, 22 de abril de 2009

LEMBRAR QUE NÃO DEVE MENTIR

Quando pequenos, nossas mães nos avisava:MENTIR É FEIO!!!!

Depois quando crescemos para que esquecemos das primeiras lições da vida e voltamos a fazer aquilo que o nosso instinto primitivo e decaido quer. MENTIR

Devemos por avisoem nosso carderno, em nossa agenda e principalmente em nossa mente e em nosso coração de que devemos evitar a todo custo a mentira.

O DIABO MENTE DESDE O PRINCÍPIO

VEJA O QUE FIZ GÊNESIS 3.1-6:

1 ¶ Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
6 ¶ E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.




O DIABO COMO MESTRE DA MENTIRA SABE COMO NINGUÉM USAR TODOS OS MÉTODOS PARA LEVAR AS PESSOAS AO ENGANO. NO TEXOT ACIMA PODEMOS VÊ ALGUMAS CARACTERISTICAS DA MENTIRA DE SATANÁS:

O DIABO SE DISFARÇOU

A COBRA É UM ANIMAL APARENTEMENTE INDEFESO, E POR ISSO SATANÁS SABIA QUE FACILITARIA A DESARMAR A RESISTÊNCIA NAMENTE DE EVA SE ELE CHEGASSE E FALASSE POR MEIO DA SERPENTE. LEMBRANDO QUE OS HUMANOS EM SEU ESTADO PLENO CONSEGUIAM SE COMUNICAR TELEPATICAMENTE COM OS ANIMAIS.

O ALVO DO MENTIROSO

O DIABO PREFERIU PEGAR COMO ALVO EVA E NÃO ADÃO. ADÃO DEVIA TER MAIS CONHECIMENTO E INTIMIDADE COPM DEUS POR TER EXISTIDO POSSIVELMENTE A MUITO MAIS TEMPO DO QUE EVA.

DESTURPAR A VERDADE

O DIABO PROCURA PRIMEIRO FAZER COM A QUE A PESSOA TENHA UM ENTENDIMENTO DESVIRTUADO DA VERDADE. VEJA QUE NO DIÁLOGO COM EVA ELE CITA O MANDAMENTO DADO POR DEUS DE FORMA ERRADA.

O DIABO QUIZ INDUZIR EVA A ENTENDER O MANDAMENTO DE FORMA ERRADA. A FALSA RELIGIÃO É UM INSTRUMENTO DO DIABO PARA MENTIR E ENGANAR JÁ QUE MUITAS VEZES É DIFÍCIL PARA O DIABO COMBATER O SENTIMENTO RELIGIOSO "nato" QUE O SER HUMANO POSSUI.

DESACREDITAR EM DEUS

SE O DAIBO NÃO CONSEGUE DESTURPAR A PALAVRA DE DEUS, ELE TEM OUTRA ARMA MAIS AGRESSIVA. NEGAR O CARÁTER DE DEUS, DUVIDAR DA SUA PALAVRA E INDUZIR O HOMEM QUE LONGE DE DEUS ELE DESENVOLVERÁ, ELE CRESCERÁ, ELE CRIARÁ UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.

DEUS FALOU QUE O HOMEM MORRERIA SE DESOBEDECESSE, O DIABO DISSE PARA EVA QUE DEUS ESTAVA MENTINDO.

O DIABO INDUZIU EVA A ACREDITAR QUE SE ELA DESOBEDECESSE A DEUS, ELA SERIA COM DEUS, SABENDO O BEM E O MAL.

A MENTIRA DO DIABO PROCURA DESPERTAR NO CORAÇÃO HUMANO A FALTA DE CONFIANÇA EM DEUS E NA SUA PALAVRA E QUE O HOMEM SERÁ "como Deus" SE BUSCAR FAZER O QUE QUISER..

DEUS NÃO MENTE

NÚMEROS 23.18-21 DIZ:

18 Então proferiu a sua parábola, e disse: Levanta-te, Balaque, e ouve; inclina os teus ouvidos a mim, filho de Zipor.
19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
20 Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar.
21 Não viu iniqüidade em Israel, nem contemplou maldade em Jacó; o SENHOR seu Deus é com ele, e no meio dele se ouve a aclamação de um rei
.


AQUI VEMOS BALAÃO ANUNCIANDO QUE DEUS NÃO MENTE. BALAÃO DECLARA AO REI BALAQUE QUE NÃO PODIA AMALDIÇOAR ISRAEL, PORQUE DEUS DETERMINOU A BENÇÃO SOBRE ESTE POVO E DEUS NÃO PODERIA MENTIR NEGANDO A SUA PALAVRA OU DEIXANDO-A DE CUMPRIR.

MENTIRA POR BRINCADEIRA

Este tipo de mentira não tem intenção de enganar permanentemente, enm tem interesse em obter alguma vantagem. Quem mente por brincadeira apenas quer se divertir. Este tipo de mentira não chega a ser pecado, dessde que não seja "ácida" e não aborreça o próximo.

Esse tipo de "brincadeira" só é eticamente aceitável se ela não causar dano. Portanto deve se levar em conta com quem se está brincando, porque quem mente por brincadeira tem grandes chances de pecar.

Uma das mentiras por brincadeira que causou grande susto ao públcio ocorreu em 1938, quando o diretor da radio Intercontinental interrompeu a rogramação musical para transmitir uma informação extraordonária do professor Farrel do observatório de Chicago que alertou que estava ocorrendo explosões na superfície de Marte, naquela noite, de tempo em tempo, era divulgado novos boletins de "mnetira" informando sobre a invasão de marcianos na Terra.

6 milhões de ouvintes se convenceram que as informações era verdadeiras e estima-se que um milhão de pessoas ficaram apavoradas. Ao final quando já havia sinais de caos e horror a radio anunciou que tudo erabrincadeira.

Brincar com um grande público causando susto é perigiso porque o "brincalhão" não sabe com quem esta brincando e pode causar um grande problema de ordem orgânica ou psicológica nas pessoas que ouviram a mentira.

Há pessoas com problemas que se tomar um susto pode precipitar um ataque cardíaco, portanto é preixso tomar cuidade para que uma brincadeira não terminie em tragédia.

Há pessoas que também ao tomarem um susto ficam extremamente nervosa e pode ter uma explosão de ira e corre o risco de em um desequilíbrio psicológico agredir o "mentiroso" ou dar-lhe um tremendo "sermão".

Certa vez, dando aula em um seminário de teologia em um tom de brincadeira, ainda que não faeli mentira, brincadva falando que as pessoas tinham idéias erradas sobre os anjos ao mentalizarem que são loiros, brancos, cabelos cacheados, pórem, um anjo poderia aparecer com pele negra, cabelo carrapinha e quando a pessoa visse o anjo assim exclamaria:

- " sai daqui Satanás!"

O público gargalhou, mas um aluno negro, se ofendeu e ali mesmo mostrou seu descontentamento, dando-me um sermão no meio de todos. Em vez de criar uma contenda, eu pedi desculpas se ofendi e expliquei que minha intenção, ainda que com brincadeiras era mostrar que conceitos culturais podem bloquear manifestações espirituais.