miércoles, 22 de abril de 2009

MENTIRA POR BRINCADEIRA

Este tipo de mentira não tem intenção de enganar permanentemente, enm tem interesse em obter alguma vantagem. Quem mente por brincadeira apenas quer se divertir. Este tipo de mentira não chega a ser pecado, dessde que não seja "ácida" e não aborreça o próximo.

Esse tipo de "brincadeira" só é eticamente aceitável se ela não causar dano. Portanto deve se levar em conta com quem se está brincando, porque quem mente por brincadeira tem grandes chances de pecar.

Uma das mentiras por brincadeira que causou grande susto ao públcio ocorreu em 1938, quando o diretor da radio Intercontinental interrompeu a rogramação musical para transmitir uma informação extraordonária do professor Farrel do observatório de Chicago que alertou que estava ocorrendo explosões na superfície de Marte, naquela noite, de tempo em tempo, era divulgado novos boletins de "mnetira" informando sobre a invasão de marcianos na Terra.

6 milhões de ouvintes se convenceram que as informações era verdadeiras e estima-se que um milhão de pessoas ficaram apavoradas. Ao final quando já havia sinais de caos e horror a radio anunciou que tudo erabrincadeira.

Brincar com um grande público causando susto é perigiso porque o "brincalhão" não sabe com quem esta brincando e pode causar um grande problema de ordem orgânica ou psicológica nas pessoas que ouviram a mentira.

Há pessoas com problemas que se tomar um susto pode precipitar um ataque cardíaco, portanto é preixso tomar cuidade para que uma brincadeira não terminie em tragédia.

Há pessoas que também ao tomarem um susto ficam extremamente nervosa e pode ter uma explosão de ira e corre o risco de em um desequilíbrio psicológico agredir o "mentiroso" ou dar-lhe um tremendo "sermão".

Certa vez, dando aula em um seminário de teologia em um tom de brincadeira, ainda que não faeli mentira, brincadva falando que as pessoas tinham idéias erradas sobre os anjos ao mentalizarem que são loiros, brancos, cabelos cacheados, pórem, um anjo poderia aparecer com pele negra, cabelo carrapinha e quando a pessoa visse o anjo assim exclamaria:

- " sai daqui Satanás!"

O público gargalhou, mas um aluno negro, se ofendeu e ali mesmo mostrou seu descontentamento, dando-me um sermão no meio de todos. Em vez de criar uma contenda, eu pedi desculpas se ofendi e expliquei que minha intenção, ainda que com brincadeiras era mostrar que conceitos culturais podem bloquear manifestações espirituais.

No hay comentarios:

Publicar un comentario