Quando temos a certeza que alguém esta mentindo podemos em vez de acusa-lo, pode-se primeiro fazer insinuações. Mesmo quando sabemos a verdade sobre os fatos, podemos verificar se a pessoa com quem estamos nos relacionando irá falar a verdade sobre algo constrangedor ou se vai apelar para a mentira. Vemos na Bíblia esta tática usada por Deus, logo depois de Adão pecar e se esconder, Deus foi até o paraíso e fez uma pergunta da qual ele tinha a resposta, mas estava testando até onde iria a autenticidade de Adão.
Deus chegou no Éden e pergunta: “Adão, onde estás?” – Deus sabia onde estava Adão, mas queria ver até que ponto o mesmo iria se ocultar de Deus. No capítulo 3 de Gênesis vemos Deus conduzindo a conversa com Adão, Eva e a Serpente sempre com insinuações, fazendo perguntas, quando ele na verdade já sabia as respostas. Apenas queria ver até onde ia a sinceridade das pessoas ou a falta de sinceridade...
No site http://www.acidezmental.com/comodesmascararmentirosos.html tem uma abordagem interessante sobre o tema que diz assim:
“Não acuse - Insinue: O objetivo é fazer uma pergunta que não represente nenhuma acusação, mas que insinue o possível comportamento da pessoa.
Exemplo de uso:
· Suspeita: Você acha que seu (a) namorado (a) foi infiel na noite passada. Pergunta incorreta: "Você andou me traindo?"
· Pergunta correta: "Aconteceu alguma coisa diferente na noite passada?" Observe sua expressão corporal e alguma possível pista de preocupação e nervosismo com sua pergunta. Qualquer resposta do tipo: "Porque perguntou isso?" ou "Alguém te falou alguma coisa?", seguidas de um certo nervosismo, indicam forte preocupação por parte da pessoa. Ela não estaria preocupada em saber porque você está fazendo tal pergunta, a menos que pense que você pode estar sabendo o que ela não quer que você saiba.”
No hay comentarios:
Publicar un comentario